Inovação
Design Thinking, I.A. e não só...
Na UpSideUp podemos dizer que trabalhamos em inovação através da comunicação visual, ou em inovação e comunicação visual, quando na verdade encontramos uma forte associação entre ambas.
Sendo o objetivo último a geração de valor, que podemos designar por produtividade, seja esta individual ou coletiva, desenvolvemos este visual que permite visualizar o processo de ponta a ponta, de uma forma fácil de entender.
Componentes? Visuais e Inovação!
O QUE É A INOVAÇÃO?
Além de se poder entender como uma "moda", inovação é simplesmente a criação de algo novo, que ainda não existe ou que não existe para o fim a que a destinamos, ou que não existe na industria e que a vamos utilizar, ou simplesmente é algo parcialmente novo e, supostamente, um pouco melhor.
Atualmente a expressão "inovação" é mais utilizada quando se refere a ideias, invenções ou novos produtos ou serviços e à sua comercialização. A separação entre a inovação e a consequente produção é relativamente ténue.
A palavra é derivada do termo latino innovatio e tem relação com a ideia, método ou objeto que é criado e que se diferencia dos padrões anteriores.
Pode também ser considerado um processo que inclui as atividades criativas, técnicas, de desenvolvimento e de gestão e que resulta na comercialização de novos ou melhores produtos ou serviços, disruptivos ou não, ou no início de utilização de novos ou melhores processos.
A expressão inovação pode ser também definida como "fazer mais com menos recursos", por permitir ganhos de eficiência em processos produtivos ou administrativos ou na prestação de serviços, tornando-se um fator competitivo através de um aumento de produtividade.
METODOLOGIAS
O processo criativo e a inovação seguem lógicas similares independentemente da região ou cultura e também do que deu origem a esse processo, tenha sido um problema, um desafio, uma necessidade ou um simples desejo.
Então porque precisamos de metodologias? Simplesmente porque sem estas esses processos tornar-se-iam caóticos e intermináveis. Tudo aquilo que as metodologias trazem é útil e permite que o processo se torne mais útil e que se obtenham resultados com maior valor em menos tempo, envolvendo as pessoas e os recursos adequados a cada fase.
Quais as que utilizamos?
Design Thinking
Desde 2012 que adoptámos o Design Thinking, quer por se encontrar na época em plena fase de expansão na Europa, como, principalmente, por nos termos apercebido de que a forma como aborda os desafio funciona de facto.
Tomámos contacto com várias aproximações, desde a abordagem da d-School , HPI em Stanford, à da Darden School, na Universidade da Virginia, passando por diversas outras, como a da MJV, no Brasil. Por fim construímos a nossa própria abordagem, inspirada por essas, e que já testámos e utilizámos em vários projetos, com sucesso, ao longo dos anos.
Applied Innovation
Sendo um parceiro da Open Genius, no Reino Unido, faria todo o sentido conhecer a sua metodologia de inovação, a Applied Innovation. Assim, fomos conhecer, gostámos e adotámos, pelo que a utilizamos também desde 2019.
Esta metodologia, que traz um conjunto de abordagens e ferramentas complementares ao Design Thining, é também centrada no utilizador e tem como característica diferenciadora algumas fases destinadas a dar apoio específico aos empresários e empreendedores. Permite ajudar a definir o “onde”, o “quando” e “porque” é necessário inovar, sendo assim uma excelente ferramenta para apoiar na fase de definição (a primeira fase da nossa metodologia de Design Thinking), onde depois se pensa no como, no “o quê” e no “com quem”, por exemplo.
Inteligência Artificial
A UpSideUp, através de ferramentas de inteligência artificial (IA), auxilia os seus clientes na jornada de inovação de diversas maneiras. A empresa oferece soluções personalizadas que automatizam tarefas repetitivas, libertando tempo para que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas. A IA também permite a análise de grandes volumes de dados, fornecendo 'insights' valiosos que auxiliam na tomada de decisões mais assertivas e na criação de produtos e serviços inovadores.
Com a UpSideUp, os clientes podem:
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Acelerar o processo de inovação: A IA automatiza tarefas manuais e repetitivas, como análise de dados, pesquisa de mercado e geração de relatórios, libertando tempo para que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas.
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Obter 'insights' valiosos: A IA permite a análise de grandes volumes de dados de diferentes fontes, fornecendo 'insights' valiosos sobre o mercado, os clientes e as tendências do setor.
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Criar produtos e serviços inovadores: A IA auxilia na identificação de novas oportunidades de mercado e no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que vão ao encontro das necessidades dos clientes de forma mais eficiente.
APLICAÇÕES DA INOVAÇÃO
A inovação é, obviamente, aplicável a tudo na vida, seja em termos profissionais, como em termos pessoais. E todos a aplicamos e com mais frequência do que nos apercebemos.
No entanto, na perspectiva em que trabalhamos, vamos distinguir a sua aplicação em dois grandes blocos.
SERVIÇOS OU PROCESSOS
Na realidade Portuguesa, a principal aplicação, atualmente, é na criação ou melhoria de serviços que as empresas prestam e vendem a terceiros e na criação ou renovação de processos internos das organizações, que permitam um aumento de produtividade e competitividade.
Nestes casos designamos a metodologia por Service Design.
Esta é a área em que mais temos experiência, seja na entrega de formação a grupos de colaboradores de empresas cliente-parceiras, como na realização de projetos que, quase sempre, nascem com ações de formação inicial, em especial nas médias e grandes empresas.
Desde tomar contacto visual com os processos ou serviços atuais, até ao desenho de outros, novos ou renovados, com maior valor, tudo pode ser acompanhado pelas nossas metodologias, desde a identificação da necessidade de inovar, à criação da nova aproximação, passando pela identificação do desafio ou problema, necessidade ou desejo, pela geração e seleção de ideias e pela prototipagem e teste das "novas soluções". Quando se trata de processos a equipa pode mesmo continuar a participar nas fases de integração de processos.
PRODUTOS
Na vertente dos produtos podemos aplicar desde o Design Thinking, na sua original aproximação, até à Gestão de Projetos, caso a equipa fique encarregue de acompanhar, de alguma forma, o desenvolvimento das novas soluções.
Esta é a aplicação mais histórica do Design Thinking
CURSOS
Os nossos cursos são entregues em modelo presencial, híbrido ou inteiramente online, o que pode ser sempre definido com cada cliente e de acordo com o que pretendam.
A formação presencial tem muitas vantagens, em especial a interação próxima entre o facilitador e os participantes, e a formação em modelo híbrido e online também tem um conjunto de vantagens, nomeadamente a de ajudar a ultrapassar barreira geográficas e outras.
Nas formações usamos sempre os materiais e as técnias mais adequados a cada modelo:
- em presencial: papel, marcadores, Lego, cartão, cola, tesouras, fios, tintas, jogos, vídeos, questionários, trabalhos de grupos, etc.
- em online: os formandos podem usar papel, lápis, canetas e marcadores e usamos, para tudo o que é colaborativo, ferramentas de quadro branco interativo, vídeos interativos, quizzs e questionários online, e muito mais.
A animação tem que ser permanente, seja com jovens ou com adultos!
Embora as nossas formações sejam sempre desenhadas à medida para cada pessoa, grupo, startup ou empresa, no campo da inovação podemos trabalhar apenas design thinking ou juntar "applied innovation" ou mesmo "project management" e agrupá-las desta forma:
CURSOS ONLINE, HÍBRIDOS OU PRESENCIAIS (grupos de dimensão a definir)
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aplicável a qualquer das formações, desde os workshops até à parte formativa dos projetos de inovação
WORKSHOPS DE 3 A 6 HORAS (modelo introdutório à inovação, ao design thinking, applied innovation ou mais ainda)
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Design Thinking - workshop introdutório
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Applied Innovation - workshop introdutório
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Design Thinking + Project Management - workshop introdutório
INNOVATION DAYS (entre 1 dia = 8 horas e 1 semana = 40 horas)
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Design Thinking - innovation days
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Applied Innovation - innovation days
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Design Thinking + Project Management- innovation days
INNOVATION PROJECT (parte é formação, parte é consultoria em projeto)
Porque gostamos de fazer os nossos projetos em parceria com os nossos clientes,
entendemos importante formar a equipa de cada cliente-parceiro no início de um projeto.
Assim, o investimento financeiro do cliente-parceiro fica aliviado e garantimos a diversidade
e o conhecimento sobre o mercado, a empresa e os seus produtos, serviços ou processos.
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Innovation Team Training - formação da equipa de projeto do cliente-parceiro (duração variável, em função da equipa, do projeto, da empresa e dos objetivos a alcançar - tipicamente terá um mínimo de dois dias)
PROJETOS
O seu projeto é único e tão confidencial como qualquer outro, por isso não damos aqui referências nem detalhes sobre quaisquer projetos realizados com qualquer dos nossos clientes.
Já desenvolvemos projetos com empresas de diversas dimensões, desde um pequeno café até multinacionais com muitos milhares de trabalhadores.
Abordámos áreas muito variadas, desde a apresentação de produtos ao seu desenvolvimento, desde a adaptação de processos ao desenvolvimento ou integração desses noutros da organização, desde o desenvolvimento de novos serviços até a renovação inovadora de outros, de acordo com o mercado...
213 869 043
Ligue
JÁ!
Não deixe de nos contactar!
Nós gostamos mesmo é de conhecer o desafio de cada cliente e, claro, o seu!
Pode ligar para este número, enviar um eMail ou usar o botão de contacto abaixo.
Numa simples conversa telefónica (ou Zoom, que agendamos, se preferir) vamos conseguir identificar o seu desafio e fazer um plano de ação, sem qualquer compromisso da sua parte, até que decida contratar os nossos serviços.
Nós trabalhamos sempre com a equipa do cliente, por isso vai ficar agradavelmente surpreendido com os nossos valores!