_ Condições Gerais de Fornecimento _
UpSideUp - Termos e Condições
versão 1.14, em vigor desde 20 de junho de 2024
atualizações desde 2014, sobre a v.1.03:
v.1.04 - setembro de 2016 - atualização de produtos Neuland e software Odessa-ConceptDraw (Cl. 8ª, números 7. e 8.)
v.1.05 - julho de 2017 - atualização de alguns preços em serviços de alterações de vídeo (Cl. 8ª, número 2.)
v.1.06 - agosto 2017 - alargamento dos serviços de Graphic Design (Cl. 8ª, número 3.)
v.1.06 - agosto 2017- inclusão do software Nevron-MyDraw (Cl. 8ª, número 9.)
v.1.06 - agosto de 2017 - inclusão dos serviços de Digital Signage / TV Corporativa (Cl. 8ª, número 11.)
v.1.07 - setembro de 2017 - inclusão de definições relativos a produções de Vídeo (Cl. 8ª, número 2.)
v.1.08 - novembro de 2017 - remoção da gama Neuland (Cl. 8ª, número 7.)
v.1.09 - março de 2019 - acrescida a marca OpenGenius (Cl.8ª, número 9) avançando os seguintes números da cláusula 8ª
v.1.10 - junho de 2020 - reativação da representação Neuland (Cl. 8ª, número 7.) e desativação da marca Nevron (Cl. 8ª, número 10.)
v.1.11 - setembro de 2020 - inclusão das designações "UpSide Talks" e "UpSide Learning" (Cl. 8ª, número 6) e revisão de datas
v.1.12 – novembro de 2021 – revisão de gralhas e alinhamento ao Acordo Ortográfico do Português (todo o texto) e inclusão de cláusulas relacionadas com serviços suportados em Inteligência Artificial
v.1.13 - dezembro de 2022 - remoção da gama Neuland (Cl. 8ª, número 7.) a partir de 1 Janeiro 2023
v.1.14 - junho de 2024 - revisão do título, ajustes em diversas cláusulas e revisão da numeração da Cláusula 8ª. Atualização de datas e de alguns valores de serviços detalhados nestas CG.
Cláusula 1ª - Âmbito da aplicação
1. As presentes Condições Gerais (CG) regulam as relações entre a UpSideUp CCDTI, Lda., adiante designada apenas por UpSideUp e o Cliente e aplicam-se a todos os serviços contratados à UpSideUp, sob as marcas registadas UpSideUp, UpSquare, UpStore ou UpSquare-Digital, quando explicitamente mencionados neste documento, prevalecendo sobre quaisquer acordos que não sejam reduzidos a escrito.
2. As restantes marcas referidas nestas CG (como Odessa, ConceptDraw, ou outras) são propriedade dos seus respetivos detentores, sendo utilizadas pela UpSideUp mediante autorização.
3. Aditamentos, exclusões ou alterações às presentes CG só serão válidas se aceites, por escrito, pela UpSideUp.
Cláusula 2ª - Propostas, Encomendas, Condições Particulares e Direitos de Autor
1. As encomendas de produtos ou serviços, feitas à UpSideUp, só serão válidas quando transmitidas por escrito por meio de nota de encomenda, pedido de compra ou email.
2. Entende-se por “condições particulares” (CP), acordos formalizados por orçamento com a expressa aceitação mútua.
3. As relações entre a UpSideUp e o Cliente serão exclusivamente regidas pelas CP de cada encomenda e pelas disposições das presentes CG.
4. Cancelamentos recebidos pela UpSideUp poderão implicar o pagamento, por parte do Cliente, de todas as despesas e perdas decorrentes e lucros cessantes, designadamente produtos já adquiridos, valor/hora pelo trabalho despendido de preparação, mediante apresentação por parte da UpSideUp.
5. Por regra todas as propostas e orçamentos deverão indicar o seu prazo de validade. Quando, por omissão, esse prazo não seja indicado, a validade de cada proposta é de 30 dias de calendário, podendo ser prolongada, quando solicitada, mediante envio de novo prazo, por parte da UpSideUp sob forma escrita.
6. Todos os trabalhos produzidos pela UpSideUp para os seus Clientes continuam a ser copropriedade da UpSideUp, podendo a UpSideUp utilizá-los para quaisquer fins, nomeadamente promocionais, exceto se o contrário for acordado por escrito, por Acordo de Confidencialidade ou de outro documento aceite por ambas as partes, conforme detalhado nestas CG, em especial na Cláusula 9ª - Notas Finais e Direitos de Autor
7. Avenças e Aquisição de Pacotes de Serviços sem datas pré-definidas, podem ser contratualizados entre a UpSideUp e os Clientes, para assegurar serviços em quantidade a valores reduzidos. No entanto, quando algum dos serviços seja requisitado para realização em data fixa, a disponibilidade não pode ser obviamente sempre garantida, sendo garantido que a UpSideUp reservará a data ou datas, se disponíveis, para o primeiro pedido de cliente que dê entrada (vulgo: "first come, first serve"). As reservas de datas devem ser solicitadas à UpSideUp com a maior antecedência possível, aumentando-se assim a probabilidade de haver disponibilidade na data prevista.
8. Datas reservadas ao abrigo de Avença ou de Pacote de Serviços devem ser respeitadas pelos Clientes. Desmarcações, feitas por iniciativa do Cliente a menos de dez (10) dias úteis, poderão implicar uma equivalência à realização do serviço (consumo do serviço), pois a UpSideUp já não conseguirá assegurar a contratualização de novos serviços para ocupar esse dia reservado. Podem, no entanto, ser solicitadas pré-reservas, sem compromisso firme, ficando a UpSideUp responsável por alertar o Cliente caso haja alguma solicitação firme de outro Cliente para qualquer data em pré-reserva - devendo a data passar a reserva firme (por ter prioridade) ou ser disponibilizada para o novo pedido de outro Cliente.
Cláusula 3ª - Preços
1. Todos os preços mencionados de forma verbal ou escrita são acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.
2. Apenas serão válidos para efeitos de adjudicação, preços transmitidos por escrito pela UpSideUp ou quando transmitidos verbalmente, ficarão válidos após pagamento e posterior confirmação de aceitação do serviço por parte da UpSideUp.
3. Os valores relativos aos serviços nunca incluem despesas de deslocação, aplicáveis para trabalhos realizados a mais de 50 km de Oeiras, podendo ser mencionados nos orçamentos e nas faturas como um ‘item’ adicional. Valores de deslocação poderão ser acrescidos ao orçamento consoante a localização dos serviços, sempre a 1,00 € + IVA (um euro) por cada quilómetro da ida e da volta, valor que inclui desgaste da viatura, consumo de combustível, eventuais portagens e o tempo de deslocação de um colaborador. Acresce 0,50 € por cada colaborador além de um.
4. Valores de alojamento podem ser aplicados para serviços a mais de 100 km de Oeiras, com um número de noites igual ao número de dias do trabalho (ou menos um, ou mais um, consoante a duração, distância e horários).
Cláusula 4ª - Condições de pagamento
1. O pagamento relativo a qualquer serviço ou produto deverá ser efetuado na totalidade, a pronto-pagamento, com a adjudicação, por meio de transferência bancária, salvo condições excecionalmente acordadas por escrito, caso em que poderão ser estabelecidas condições para pagamento até ao limite de 30 dias ou outras excecionais - quando seja aprovado crédito pelo nosso departamento financeiro.
2. Todas as encomendas de produtos físicos ou aplicativos informáticos (por exemplo, software Odessa Conceptdraw) terão que ser liquidadas antes do seu fornecimento, seja para entrega de produtos físicos, seja para envio de chaves de ativação (Activation Keys) para software.
3. As encomendas de outros produtos físicos (por exemplo, Computadores ou Ecrãs) terão que ser liquidadas na totalidade antes do seu fornecimento ou num mínimo de 50% no ato da encomenda, quando o acordo da UpSideUp com os respetivos fabricantes assim o permita.
4. Para transferências bancárias estes são os dados bancários da UpSideUp:
IBAN: PT50 0033 0000 4541 7806086 05
BIC/SWIFT: BCOMPTPL
O IBAN será indicado em todas as faturas a apresentar.
Cláusula 5ª - Mora e incumprimento
1. Em caso de atraso no pagamento relativamente às datas indicadas na fatura, o Cliente fica obrigada a pagar à UpSideUp CCDTI Lda. juros de mora calculados à taxa de 5% ao mês ou à taxa legal em vigor, se superior, sem prejuízo do direito da UpSideUp à compensação por eventuais danos que lhe tiverem sido causados por esse incumprimento.
2. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a falta de liquidação de faturas pelo Cliente confere à UpSideUp, além dos direitos fixados por lei ou condição particular, o direito de suspender de imediato e sem pré-aviso, quaisquer fornecimentos acordados até à liquidação integral da dívida vencida.
Cláusula 6ª - Alterações a serviços, adiamentos sucessivos ou cancelamentos
Quaisquer cancelamentos de encomendas ou alterações ao formato, datas, âmbito ou conteúdo de determinado serviço contratado à UpSideUp, têm de ser solicitados por escrito e apenas serão aceites caso não impliquem nenhum tipo de perda para a UpSideUp, ou caso o Cliente assuma o respetivo pagamento. Todos os trabalhos já realizados, nomeadamente de planeamento, agendamento ou preparação de conteúdos, por exemplo, deve ser liquidado à UpSideUp em caso de cancelamento por iniciativa do Cliente.
No caso de um cliente não proporcionar à UpSideUp as condições para a realização de um serviço no período ou data pré-agendado, ou estejam decorridos mais de 6 (seis) meses sobre a data de adjudicação sem que tenha sido reagendado e realizado, a UpSideUp reserva-se o direito de considerar esse serviço sem efeito. [Exemplo: formação contratada e paga em janeiro de 2024, para realização em março de 2024. Não se realiza por decisão do cliente e é reagendada para abril de 2024, tornando a não se realizar., sendo de novo agendada para junho de 2024 e mais uma vez não se realizando por opção do cliente. Até julho de 2024 não foi aceite nem proposta nova data pelo cliente. O direito à prestação do serviço por parte do cliente extingue-se em julho de 2024, ficando à consideração da UpSideUp realizar, ou não, esse serviço mais tarde, em em que condições.].
Cláusula 7ª - Prazos de execução
1. Os prazos de execução são sempre indicados pela UpSideUp ao Cliente por escrito, ou acordados entre o Cliente e a UpSideUp, também por escrito, devendo a UpSideUp garantir a execução nos prazos definidos e o Cliente confirmar que a entrega nesses prazos está conforme os seus interesses.
2. Sempre que, em função da natureza do trabalho em questão, haja, nos prazos indicados ou nas fases interativas, quaisquer atrasos na resposta por parte do Cliente, esses atrasos implicarão acréscimo de dias, num período equivalente a cada atraso, ao prazo total de execução previamente acordado ou indicado pela UpSideUp.
3. Quando haja uma data-limite para entrega de qualquer trabalho - determinada pelo Cliente - atrasos na reposta por parte do Cliente, em quaisquer fases interativas, podem pôr em causa a qualidade do trabalho ou mesmo a sua execução, não podendo a UpSideUp ser por tal responsabilizada quando antecipadamente tenha entregado um plano dos trabalhos com referência à duração estimada de cada etapa, em dias úteis ou horas, consoante cada tipo de serviço.
4. Quando haja compressão de prazos por evidente responsabilidade do Cliente - conforme referido no ponto 3., o mesmo pode solicitar atempadamente a realização de serviços em horas extra ao plano (pós-laboral ou dias de descanso) e a UpSideUp, tendo disponibilidade para o fazer, pode refazer o plano de trabalhos, apresentando ao Cliente a respetiva nota de honorários adicionais, ficando a realização desses serviços, pendente de aceitação dos respetivos custos por parte do Cliente.
5. Quando a UpSideUp não consiga cumprir os prazos pré-estabelecidos para a entrega de qualquer serviço, por seu erro de estimativa ou planeamento, ou por quaisquer outros fatores da sua exclusiva responsabilidade:
a) a UpSideUp indica ao Cliente novo prazo e o Cliente pode aceitá-lo ou pode propor outro em alternativa, que a UpSideUp deverá validar e confirmar ou não, ou;
b) caso o Cliente não aceite o novo prazo proposto, podem ser acordadas novas condições para a entrega do trabalho com atraso, ou;
c) o Cliente pode não aceitar o trabalho e a UpSideUp assumirá todos os seus custos com a produção do serviço até ao momento, não concluindo o trabalho nem aceitando nenhum pagamento relativo a esse serviço por parte do cliente.
Cláusula 8ª - Aplicáveis a serviços ou produtos específicos
1. Graphic Recording ou Digital Graphic Recording, presencial ou remoto (online)
(registo gráfico em papel de grandes formatos ou em suporte digital, presencial ou remoto)
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a) Os valores propostos ou faturados para os serviços não incluem despesas de deslocação para trabalhos realizados a mais de 50 quilómetros de Lisboa, sendo estes valores mencionados nos orçamentos e faturas como um ‘item’ adicional. Valores de deslocação e de alojamento poderão ser acrescidos ao orçamento consoante a localização e duração dos serviços.
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b) Este trabalho obedece a um processo explicado ao Cliente. A parte criativa requer uma determinada liberdade “artística”, sendo fundamental que o Cliente o reconheça quando adjudica um serviço desta natureza.
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c) Os colaboradores da UpSideUp responsáveis pelo registo gráfico necessitam aceder com cerca de 30 minutos a 1 hora de antecedência ao local onde o trabalho será realizado e de permanecer no mesmo até ao máximo de 1 hora.
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d) Até ao dia anterior ao início da realização do serviço de Graphic Recording o Cliente deve informar a UpSideUp sobre tudo o que seja obrigatório, proibitivo ou recomendado utilizar no(s) quadro(s) a produzir, caso tenha algum tipo de limitações corporativas. Exemplos de alguns aspetos a ter em conta:
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- Regras de branding (se existirem e se forem obrigatoriamente aplicáveis);
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- Cor ou cores aproximadas;
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- Imagens (se alguma referência em especial for merecedora de atenção);
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- Figuras humanas (género, raça, referências religiosas ou outras, etc.);
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- Símbolos (proibidos, não recomendados ou obrigatórios para ilustrar algum conceito);
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- Quaisquer outros específicos do Cliente.
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Não sendo prestada qualquer informação, a UpSideUp será livre de criar consoante o que lhe pareça mais adequado.
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e) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar na base de cada painel produzido, a seguinte referência "Graphic Recording by UpSideUp.pt 2024" (com indicação do ano corrente) ou simplesmente uma assinatura e "upsideup.pt". Caso o Cliente pretenda o quadro sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento.
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f) O orçamento apresentado dá o direito ao Cliente de:
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- Utilizar os quadros originais produzidos em papel ou em suporte digital, expondo-os onde entender, caso mantenha nos mesmos a assinatura do autor e a referência explícita à UpSideUp.pt como autor;
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- Reproduzir os quadros em papel digitalmente (fotografia ou digitalização) ou em papel, para divulgação interna na sua organização ou junto dos seus associados, se for o caso, bem como para distribuição pelos participantes no evento.
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g) Com base no orçamento apresentado:
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- O Cliente não pode reproduzir nem utilizar partes isoladas de qualquer dos quadros produzidos em papel ou digital (exemplo: uma imagem, um Ícone, um logo, algum lettering, etc.) sob qualquer forma física ou digital;
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- O Cliente não pode reproduzir, no todo ou em parte, qualquer dos quadros ou das imagens neles constantes em qualquer forma, ou sob qualquer suporte que seja comercializado;
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- O Cliente não pode transmitir ou reproduzir gravações vídeo do trabalho da UpSideUp sob qualquer forma, ou em qualquer plataforma.
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Caso alguma destas situações se levante a mesma deve ser colocada por escrito à UpSideUp, para o valor correspondente constar do orçamento apresentado antes do serviço, ou para serem apresentadas condições especiais ou prestada autorização por escrito pela UpSideUp, se tal pedido ocorrer após a conclusão do serviço.
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h) A UpSideUp necessita sempre de espaço suficiente para colocação do seu material e para trabalhar, em função do tipo de quadro a realizar (papel ou digital), com boa visibilidade para os oradores e com boas condições acústicas. Uma cadeira, uma pequena mesa e uma garrafa de água deverão também ser assegurados pelo cliente, exceto se o técnico da UpSideUp prescindir de qualquer deles. Não sendo facultadas essas condições, a UpSideUp não pode garantir a qualidade do trabalho.
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i) Quando se trate de Digital Graphic Recording, este pode ser feito presencialmente, sendo aplicável o detalhado nas alíneas anteriores - exceto o que se refira a suportes físicos, ou remotamente - a partir da UpSideUp - quando participemos no vosso evento por videoconferência, seja esse presencial ou virtual (realizado via qualquer aplicação de videoconferência).
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j) O Digital Graphic Recording inclui a entrega do original ou originais num formato pré-definido (quadrado ou retangular, a definir pela UpSideUp ou conjuntamente com o cliente) e em suportes digitais JPG e PDF, a disponibilizar por mail ou através da Cloud. Formatos adicionais do trabalho (por exemplo, com dimensões e resolução adequados a publicar em redes sociais) ou diferentes formatos do ficheiro digital de suporte (por exemplo, TIFF, PNG ou outro), a pedido do cliente, poderão implicar custos adicionais para o Cliente.
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k) desde que considerado na fase de proposta, o Digital Graphic Recording, mediante orçamento, pode ser também entregue sob a forma de vídeo (speed drawing, sem mão a desenhar como no WhiteBoard Video), acompanhado de banda sonora (só música, em aproximadamente dois minutos, ou música mais locução, disponibilizada pelo Cliente ou produzida pela UpSideUp, sendo o vídeo sincronizado com a locução).
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l) Os quadros feitos em papel podem ser digitalizados em scanner de alta resolução (a 300 ou 600dpi). Tratando-se de trabalhos de grande dimensão (mais de 1 metro de comprimento) pode haver algum risco durante o processo de digitalização, pois os scanners podem acidentalmente provocar alguns danos no papel do quadro original - o que raramente acontece. Quando o cliente adjudica o serviço de digitalização, reconhece e assume este risco.
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2. Produções de Vídeo (Whiteboard videos, Micro-videos, GR video, Motion Graphics 2D ou 3D, Cartoon, 2D Animation, Screencast, Real Live)
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a) Este trabalho obedece a um processo explicado ao Cliente. A parte criativa requer uma determinada liberdade “artística”, sendo fundamental que o Cliente o reconheça quando adjudica um serviço desta natureza.
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b) O guião (PT-PT) (ou roteiro (PT-BR) ou script (EN)), quando executado com o apoio de um guionista da UpSideUp, prevê:
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- até dois ciclos de revisão por telefone ou videoconferência (até 2 horas cada), no caso de filmes desenhados ou Real Live sem atores;
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- até três ciclos de revisão por telefone ou videoconferência, ou mesmo presencial, se assim definido no orçamento (até 2 horas cada), no caso de filmes com atores, e tem de ser sempre aprovado por escrito (mail) pelo Cliente.
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c) Quando o guião é concebido exclusivamente pelo guionista da UpSideUp, prevê dois ciclos de revisão por telefone ou videoconferência (até máximo de 4 horas no total) e tem de ser aprovado por escrito (mail) pelo Cliente.
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d) Os prazos de execução dos vídeos a indicar pela UpSideUp iniciam-se após aprovação da versão final do guião (que pode incluir, ou não, textos para locução ou para atores e que pode ter, ou não, storyboard). O prazo normal é de 4 semanas (20 dias úteis) caso não seja indicado outro na nossa proposta. O guião/roteiro técnico, quando aplicável, é feito pelo produtor, realizador e equipa técnica, nos prazos indicados.
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e) No caso das Vídeo Reportagens o prazo de execução inicia-se na data em que se faz a recolha de imagens ou a primeira recolha de imagens. Nestes casos, não havendo Guião, a UpSideUp monta o vídeo com as imagens, que, no seu critério e conforme a sua experiência, melhor representem o espírito do evento e/ou a(s) mensagem(ns) que o Cliente pretenda transmitir e tenha comunicado com clareza à UpSideUp. A seleção das imagens e som constantes nos vídeos são feitas pela UpSideUp, não carecendo de aprovação por parte do Cliente.
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f) A UpSideUp é livre de utilizar quaisquer imagens disponibilizadas pelo Cliente ou recolhidas durante eventuais filmagens feitas para o vídeo a produzir para o Cliente. Quando o Cliente não mencione expressamente, no ato da encomenda, interesse em receber os brutos, esses são propriedade da UpSideUp e não serão disponibilizados ao Cliente, exceto se o Cliente solicitar, encomendar e pagar o serviço de revisão total dos brutos, previamente à sua entrega. Por regra não entregamos os brutos dos vídeos.
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g) Após montagem final do filme (com ou sem Guião) o Cliente tem direito a fazer até três emendas ou uma revisão (ou mais, se indicado de forma explicita no orçamento), na qual deverá mencionar todas as emendas ou alterações solicitadas, tendo em conta o mencionado em 2.a) e em 2.h), não se contemplando alterações ao Guião ou Storyboard aprovados (ou produzidos pelo cliente). Emendas ou revisões adicionais têm o valor mínimo de 250€ + IVA, ou de 20% do valor total do vídeo, aplicando-se o que for maior. Mediante solicitação do cliente poderá ser fornecida uma proposta com valores para as alterações solicitadas.
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Para orientação seguem alguns valores mínimos pré-estabelecidos para os diversos tipos de alterações possíveis (e acumuláveis, consoante o que for aplicável):
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- Valor base para edição do vídeo: 125€ + IVA, ao que acrescem os trabalhos realizados:
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- Alteração de Locução UpSideUp (PT até 250 palavras e até 90 seg): 100€+ IVA
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- Alteração de Locução UpSideUp (PT 251/450 palavras e até 3 min.): 130€+ IVA
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- Alteração de Locução UpSideUp (PT 451/750 palavras e até 5 min.): 170€+ IVA
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- Alteração de Locução UpSideUp (PT mais de 750 palavras ou de 5 min.): 210€+ IVA
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- Alteração da Locução Profissional Externo ou outros idiomas: depende do locutor, mínimo 2 X PT
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- Alteração de Storyboard Desenho a P&B: 60€+ IVA por cena ou desenho a alterar
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- Alteração de Storyboard Desenho Cor ou Cores: 120€+ IVA por cena ou desenho a alterar
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- Alteração de Vídeo Real Live: mínimo de 140€ + IVA por cada 5 seg. ou cena a alterar
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h) Pedidos de alteração a um guião aprovado, elaborado pela UpSideUp ou conjuntamente, só serão efetuadas mediante pagamento de novo guião. As alterações a qualquer guião aprovado, mesmo que elaborado pelo cliente, implicam o pagamento de todos os serviços já realizados desde a data de aprovação e que tenham que ser executados de novo pela UpSideUp por essa razão.
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i) Até ao momento de aprovação do guião (antes de se iniciar a fase de desenho, criação de grafismos ou recolha de imagens) o Cliente deve informar a UpSideUp sobre tudo o que seja obrigatório, proibitivo ou recomendado utilizar no vídeo a produzir, caso tenha algum tipo de limitações corporativas. Exemplos de alguns aspetos a ter em conta:
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- Regras de branding (se existir manual de regras e se forem obrigatoriamente aplicáveis ao vídeo) - o manual de regras deve ser disponibilizado à UpSideUp;
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- Logótipo (qual ou quais especificamente podem ou não ser usados - a fornecer à UpSideUp em JPEG ou, preferencialmente, em formatos abertos, como PSD ou AI, por exemplo);
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- Tipos de letra (Fonte e typeface) - se alguma obrigatória o Cliente deve disponibilizá-la à UpSideUp;
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- Cor ou cores específicas (deve indicar-se RGB, Pantone ou CMYK) - pode haver limites;
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- Imagens (se alguma referência em especial for merecedora de atenção);
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- Figuras humanas (género, raça, referências religiosas ou outras, etc.);
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- Símbolos (proibidos, não recomendados ou obrigatórios para ilustrar algum conceito);
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- Tabelas ou cópias de ecrã a reproduzir quando aplicável - cópias de ecrãs ou sequências de ecrãs em vídeo a utilizar no vídeo a produzir devem ser disponibilizados à UpSideUp;
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- Pessoas que não possam ou não queiram aparecer no vídeo - deverão ser indicados os nomes e a empresa deve informar a(s) pessoa(s) sobre as datas de eventuais filmagens na empresa para que esta(s) informe(m) os técnicos, no local e no momento, de que não pretende(m) ser filmada(s);
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- Quaisquer outros específicos do Cliente.
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Não sendo prestada qualquer informação e em relação a tudo o que for omisso, a UpSideUp será livre de criar ou registar imagens conforme o que lhe pareça mais adequado.
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j) A UpSideUp indica, na sua proposta, o fim a que o vídeo se destina - em função do que o Cliente solicitou - e o seu preço é estabelecido em função do serviço prestado e também do uso para o qual fica licenciado.
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Por exemplo, um vídeo encomendado para uso num website não fica automaticamente licenciado para uso nas redes sociais se tal não for explicitamente mencionado na proposta apresentada e adjudicada (no contrato).
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Caso o Cliente pretenda usar sem limites o material produzido deve mencioná-lo à UpSideUp e não referir que o pretende para uso no website (ainda dentro do mesmo exemplo).
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k) Algumas definições:
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- Guião (PT-PT), Roteiro (PT-BR) ou Script (EN): é a descrição do vídeo e das ações comportamentais e verbais que ocorrem no decurso da apresentação, comunicação ou história. Geralmente é dividido em cenas, numeradas ou não, que descrevem cenários e personagens. Pode conter textos a incluir com imagens, bem como a narração e vozes do locutor e/ou das personagens, quando aplicável;
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- Storyboard: é o conjunto de esboços que comunicam visualmente como organizar a narrativa, normalmente separado em partes que correspondem a partes do guião. No caso de Storyboard para vídeos desenhados (WhiteBoard, GR Vídeo, Motion Graphics, 2D ou 3D animation e outros), cada cena do Storyboard corresponde normalmente a uma cena desenhada no vídeo;
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- Guião Técnico: é desenvolvido pela direção e equipa técnicas, após a aprovação do Guião e dá indicações quanto ao posicionamento das câmaras, uso de gruas e outros maquinismos, iluminação, efeitos audiovisuais, etc.
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l) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar no final de cada vídeo produzido, por um tempo aproximado de 3 segundos, a seguinte referência ou similar "Produção UpSideUp.pt 2024" (em português ou inglês e com indicação do ano de produção). Caso o Cliente pretenda o vídeo sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento.
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3. Conteúdos Visuais / Graphic Design / Desenho ou Pintura não digital / Ilustração de Livros/Revistas
(Infografia, Logótipo, Brochura, Slide Docs ou Documentos em Slides (ex:PPT), Banda Desenhada, etc.)
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a) Estes trabalhos obedecem a um processo explicado ao Cliente. A parte criativa requer uma determinada liberdade “artística”, sendo fundamental que o Cliente o reconheça quando adjudica um serviço desta natureza.
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b) A UpSideUp é livre de utilizar quaisquer imagens disponibilizadas pelo Cliente.
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c) Consoante o tipo de trabalho e para trabalhos de dimensão significativa (excetuam-se, naturalmente, trabalhos realizados de forma não digital e em tempo real e ilustração de livros), o Cliente poderá ter direito a fazer até três pequenas emendas ou uma revisão, na qual deverá mencionar todas as alterações solicitadas. Emendas ou revisões adicionais têm o valor mínimo equivalente a 25% do valor total do serviço, para serviços digitais (exemplo: logótipo ou infografia digital) ou um valor mínimo equivalente a 80% do valor total do serviço, para serviços não digitais (exemplo: desenhos à mão, pinturas, etc.).
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d) No caso de ilustrações para livros ou revistas, o trabalho pode ser feito de três formas: d.1) desenho ou pintura à mão sobre papel; d.2) desenho ou pintura digital, ou: d.3) desenho com suporte em Inteligência Artificial (IA). Ao abrigo do contrato pode haver necessidade de refazer ou corrigir imagens. Assim:
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- No caso d.1) é aceitável a produção de novos desenhos, até 10% dos entregues.
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- No caso d.2) é aceitável a produção de novos desenhos, até 10% dos entregues ou pequenas retificações até um total de 15% dos desenhos entregues;
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- No caso de d.3), tratando-se de imagens IA, em geral, não é possível fazer retificações, sendo, no entanto, possível a produção de novos desenhos, até 10% dos entregues.
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A substituição de desenhos por outros novos deverá ser justificada pelo cliente e apenas quando os desenhos não correspondam ao descritivo usado.
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Cada imagem de substituição, ou correção em não digital, além das atrás previstas, terá um custo equivalente a 80% do custo da respetiva imagem original.
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dd
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e) Até à data de adjudicação ou em conjunto com a adjudicação, o Cliente deve informar a UpSideUp sobre tudo o que seja obrigatório, proibitivo ou recomendado utilizar nos conteúdos visuais a produzir, caso tenha algum tipo de limitações corporativas. Exemplos de alguns aspetos a ter em conta:
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- Regras de branding (se existirem e se forem obrigatoriamente aplicáveis);
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- Logótipo (qual ou quais especificamente podem, ou não ser usados - a fornecer em JPEG);
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- Tipos de letra (Fonte e typeface) - se alguma obrigatória o Cliente deve disponibilizá-la à UpSideUp;
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- Cor ou cores específicas (deve indicar-se RGB, Pantone ou CMYK) - pode haver limites;
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- Imagens (se alguma referência em especial for merecedora de atenção);
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- Figuras humanas (género, raça, referências religiosas ou outras, etc.);
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- Símbolos (proibidos, não recomendados ou obrigatórios para ilustrar algum conceito);
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- Tabelas ou cópias de ecrã a reproduzir quando aplicável;
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- Quaisquer outros específicos do Cliente.
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As especificidades de cor, tipo de letra e afins só são aplicáveis no caso de produções digitais. Quando o desenho seja produzido à mão funcionará por aproximação, face ao limite de cores disponíveis.
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Não sendo prestada qualquer informação e em relação ao que for omisso, a UpSideUp será livre de criar conforme o que lhe pareça mais adequado.
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f) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar na base ou na lateral de cada infografia, ou banda desenhada produzida, a seguinte referência ou similar "Created by UpSideUp.pt 2024" (com indicação do ano corrente). Caso o Cliente pretenda a infografia ou a BD sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento.
4. Facilitação (facilitação estratégica, visual ou de reuniões / conceção e facilitação de team building / facilitação de outro tipo de atividades, concebidas ou não pela UpSideUp, e aqui não discriminadas)
a) Este trabalho, que pode ser realizado em formato presencial ou remoto (online), obedece a um processo explicado ao Cliente, sendo fundamental o respeito pelo mesmo para garantir o sucesso da sessão.
b) Este serviço deverá ser adjudicado com um mínimo de dez (10) dias úteis de antecedência.
c) O Cliente deverá informar o(s) Facilitador(es) ou o seu contacto na UpSideUp, com uma semana de antecedência, sobre o tema e os objetivos da sessão.
d) Deverá ser facultada ao(s) Facilitador(es) informação sobre todos os participantes, caracterizando, se aplicável, caso ou casos de pessoas que requeiram alguma atenção especial.
e) Até ao dia anterior à realização do serviço de Facilitação o Cliente deve informar a UpSideUp sobre tudo o que seja obrigatório, proibitivo ou recomendado utilizar no(s) quadro(s) a produzir (quando e sempre que a facilitação seja acompanhada de registo gráfico para uso futuro) e/ou outros materiais, caso tenha algum tipo de limitações corporativas. Exemplos de alguns aspetos a ter em conta:
- Regras de branding (se existirem e se forem obrigatoriamente aplicáveis);
- Cor ou cores aproximadas;
- Imagens (se alguma referência em especial for merecedora de atenção);
- Figuras humanas (género, raça, referências religiosas ou outras, etc.);
- Símbolos (proibidos, não recomendados ou obrigatórios para ilustrar algum conceito);
- Quaisquer outros específicos do Cliente.
Não sendo prestada qualquer informação, a UpSideUp será livre de criar conforme o que lhe pareça mais adequado.
f) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar na base de todos os materiais visuais produzidos para a sessão ou sessões de facilitação com o Cliente, a seguinte referência ou similar "Visuals by UpSideUp.pt 2020" (com indicação do ano corrente). Caso o Cliente pretenda os visuais sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento. Excetuam-se visuais ou Modelos cuja conceção seja propriedade UpSideUp e, nesses casos, os materiais terão sempre a indicação "© UpSideUp.pt".
g) O orçamento apresentado dá ao Cliente o direito (relativo a quadros produzidos na sessão) de:
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- Utilizar os quadros originais produzidos em papel ou em suporte digital, expondo-os onde entender, caso mantenha nos mesmos a assinatura do autor e a referência explícita à UpSideUp.pt como autor;
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- Reproduzir os quadros em papel digitalmente (fotografia ou digitalização) ou em papel, para divulgação interna na sua organização ou junto dos seus associados, se for o caso, bem como para distribuição pelos participantes no evento.
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h) Com base no orçamento apresentado:
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- O Cliente não pode reproduzir nem utilizar partes isoladas de qualquer dos quadros produzidos em papel ou digital (exemplo: uma imagem, um ícone, um logo, algum lettering, etc.) sob qualquer forma física ou digital;
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- O Cliente não pode reproduzir, no todo ou em parte, qualquer dos quadros ou das imagens neles constantes em qualquer forma, ou sob qualquer suporte que seja comercializado;
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- O Cliente não pode utilizar nem reutilizar nenhuma ideia ou metodologia apresentada nas propostas da UpSideUp sem contratar os respetivos serviços propostos pela UpSideUp.
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Caso alguma destas situações se levante, a mesma deve ser colocada por escrito à UpSideUp, para o valor correspondente constar do orçamento apresentado antes do serviço, ou para serem apresentadas condições especiais ou prestada autorização por escrito pela UpSideUp, se após o serviço.
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i) A UpSideUp necessita sempre de espaço suficiente para as atividades propostas e, quando aplicável, para colocação do seu material e para trabalhar, em função do tipo de quadro a realizar (papel ou digital), com boa visibilidade para os oradores e com boas condições acústicas. Uma cadeira, uma pequena mesa e uma garrafa de água deverão também ser assegurados pelo cliente a cada facilitador UpSideUp, exceto se o colaborador da UpSideUp prescindir de qualquer deles. Não sendo facultadas essas condições, a UpSideUp não pode garantir a qualidade do trabalho.
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j) O serviço de Facilitação pode ser realizado em formato remoto - online, quando as atividades se realizem sobre aplicações de Videoconferência, sendo nesse caso os Modelos para atividades ou quadros a produzir, elaborados em suporte digital e remetidos, disponibilizados ou acedidos por via eletrónica. Sempre que estes serviços se realizem virtualmente, sobre plataformas digitais de comunicação, de colaboração ou outras, a UpSideUp apenas é responsável pelo funcionamento e qualidade das plataformas que lhe sejam contratadas para a atividade em questão (ex: Zoom, Teams, Google Meetings, AYOA, Mural, Miro, Prezi, Vimeo, Screencast, ou qualquer outra que seja proposta e disponibilizada pela UpSideUp, por sua escolha).
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k) Os quadros feitos em papel podem ser digitalizados em scanner de alta resolução (a 300 ou 600dpi). Tratando-se de trabalhos de grande dimensão (mais de 1 metro de comprimento) pode haver algum risco durante o processo de digitalização, pois os scanners podem acidentalmente provocar alguns danos no papel do quadro original - o que raramente acontece. Quando o cliente adjudica o serviço de digitalização reconhece e assume este risco.
5. Serviços de Consultoria (Inovação, Negócios e Processos, Sistemas de Informação)
Serviços de Consultoria à Inovação
a) Estes serviços incluem, mas não estão limitados a, Design Thinking, Service Design, Applied Innovation, Transformação Digital, CPS-Creative Problem Solving, Lateral Thinking, Business Model Canvas, Event Canvas, Sales Cycle Canvas, MindMaps e outras metodologias de criatividade e inovação. Apoiamos startups e o desenvolvimento de novas áreas de negócio ou produtos, denominados StartUp Challenge® (marca registada UpSideUp).
b) Os serviços obedecem a processos específicos explicados ao Cliente, devendo ser aceites para garantir os resultados das sessões.
c) A UpSideUp não garante que startups, projetos, novos produtos, processos, serviços ou áreas de negócio terão sucesso com estes serviços.
d) Não garantimos que a metodologia ou número de sessões sugeridos sejam sempre adequados, ou suficientes aos objetivos do Cliente, devido às variáveis envolvidas nos processos de inovação.
e) Os serviços devem ser adjudicados com um mínimo de 2 semanas de antecedência. A UpSideUp realiza uma preparação prévia, nas suas instalações, antes de qualquer sessão presencial.
f) Salvo indicação contrária do Cliente, a UpSideUp reserva-se o direito de incluir "Visuals by UpSideUp.pt 2024" (ano corrente) nos materiais visuais produzidos durante as sessões de trabalho. Caso o Cliente prefira sem referência, o preço será ajustado. Visuais ou Modelos propriedade da UpSideUp terão sempre a indicação "© UpSideUp.pt".
g) Os serviços de Consultoria à Inovação podem também ser realizados remotamente via Videoconferência, com modelos ou quadros produzidos em suporte digital e enviados eletronicamente.
Serviços de Consultoria de Negócio e Processos
a) A UpSideUp oferece consultoria de negócio e processos, abrangendo análise estratégica, otimização de processos, gestão de mudança, e desenvolvimento de novos modelos operacionais. Utilizamos abordagens clássicas e outras inovadoras para identificar e implementar melhorias que impulsionam a eficiência e o crescimento.
b) Os serviços de consultoria de negócio e processos seguem metodologias rigorosas e comprovadas, detalhadas ao Cliente e aceites por este para assegurar a eficácia das intervenções.
c) Não garantimos resultados específicos devido à complexidade das operações de negócio e variabilidade dos fatores externos e internos que influenciam o sucesso.
Serviços de Consultoria em Sistemas de Informação
a) Os serviços de consultoria em sistemas de informação incluem auditorias de TI, apoio na implementação de sistemas ERP e CRM, análise de segurança cibernética, e otimização de infraestrutura tecnológica. A UpSideUp utiliza abordagens tradicionais e inovadoras para garantir que os sistemas de TI do Cliente suportem eficientemente as suas operações e objetivos estratégicos.
b) Os processos são explicados detalhadamente ao Cliente e devem ser aceites para garantir que as soluções propostas atendam às necessidades específicas e expectativas do Cliente.
c) Embora a UpSideUp se esforce para oferecer soluções de TI de alta qualidade, selecionadas de entre as disponíveis no mercado, não podemos garantir que todos os problemas serão resolvidos ou que os sistemas implementados funcionarão sem falhas, devido à natureza complexa e dinâmica das tecnologias de informação e à intervenção de entidades externas à UpSideUp, nomeadamente colaboradores do Cliente e dos fabricantes ou fornecedores dessas tecnologias.
6. Serviços de Formação
Os serviços de formação UpSideUp podem ser realizados para escolas de qualquer ciclo (consoante as matérias, do 1º ciclo à universidade), em modelo aberto ou inter empresas (acessível a particulares, empresas, organismos públicos ou outras organizações), em modelo intra empresas (exclusivo para participantes de uma organização ou de um grupo de organizações) ou em modelo de parceria (realizado para ou com outras empresas de formação ou de consultoria, nossos parceiros).
Nas formações em modelo intra empresa, presencias, híbridas ou online, a UpSideUp garante sempre a realização de ações de diagnóstico e de follow-up, que poderão ser excluídas apenas por pedido expresso do cliente. Essas ações de diagnóstico permitem uma adequação das formações a cada empresa e a cada grupo específico de participantes.
Na versão "normal" incluem-se ações de diagnóstico (sempre feitas por via digital - reuniões online e/ou questionários online) exceto quando a UpSideUp decida ou acorde com o cliente em qualquer ação presencial, e também ações de follow-up, que poderão ser realizadas presencialmente ou online, cabendo essa decisão exclusivamente à UpSideUp.
Na versão "económica" não há adequação de conteúdos, nem follow-up, sendo tudo entregue em formato ‘standard’ (custo será reduzido em cerca de 20%, dependendo do curso).
Com exceção dos modelos aberto ou inter empresas é sempre útil receber um perfil dos participantes (sejam colaboradores das empresas ou alunos de escolas) para ser possível adequar os conteúdos programáticos, informação essa que não será guardada em qualquer base de dados nem utilizada para qualquer outro fim.
As formações UpSideUp podem ser entregues presencialmente ou através da Internet (Online Live Training - com a designação comercial "UpSide Learning"), através de plataformas de formação ou de videoconferência - Zoom, por exemplo) ou ainda em eLearning. Podem também ser criados modelos mistos (blended ou hybrid learning) por acordo com os seus clientes (modelo intra empresa) ou por definição prévia da UpSideUp (para modelo aberto ou inter empresa).
Outras questões a ter em consideração:
a) Os formadores da UpSideUp poderão ser colaboradores internos ou externos da empresa, estando garantida a sua competência para a área de formação que ministrem;
b) Todos os formadores e colaboradores da UpSideUp respeitam o seu Código de Ética, disponível online em http://www.upsideup.pt/codigo-de-etica;
c) Todas as metodologias, conteúdos, modelos, questionários, suportes visuais e documentação, usados durante a formação (presencial, hibrida, online ou eLearning) ou entregues aos participantes, são Copyright e Propriedade da UpSideUp CCDTI, Lda. e apenas podem ser usados, para consulta por cada participante, no formato em que foi entregue (eletrónico ou físico), não podendo ser copiados, transcritos, fotografados, copiados em formato digital ou reproduzidos por qualquer outro meio, nem tornados acessíveis a qualquer outra entidade - organização ou pessoa, para qualquer efeito, sem prévia autorização escrita da UpSideUp.
d) Sempre que a formação seja ministrada por meio de entidade terceira (conforme mencionado no primeiro parágrafo deste ponto 6. da Cláusula 8ª) e o programa e/ou os conteúdos tenham sido desenvolvidos, ou preparados pela UpSideUp - mesmo que em Modelo do parceiro (exemplo: Modelo de PowerPoint com a marca/logo do parceiro), essa formação só pode ser executada por formadores da UpSideUp mediante condições acordadas previamente e após faturação respetiva ter sido emitida pela UpSideUp, conforme mencionado na Cláusula 4., ponto 1.
e) A UpSideUp desenvolve conteúdos e programas de formação que podem ser adquiridos por outras entidades, com condições e direitos de utilização a acordar no ato da contratação desse serviço à UpSideUp;
f) a formação em e-learning pode ser licenciada para uso pela entidade Cliente, instalada numa plataforma UpSideUp - durante um período pré-determinado, ou licenciada para instalação e uso numa plataforma do Cliente, não podendo nunca ser objeto de cópia, sob qualquer formato ou por qualquer meio, pelo Cliente ou por qualquer participante, nem distribuída a qualquer outra pessoa ou entidade, nem instalada em qualquer outro sistema sem a prévia autorização escrita da UpSideUp, que a pode recusar com fundamento;
g) a UpSideUp desenvolve ainda pequenos programas com caráter formativo, pagos ou gratuitos, vulgarmente conhecidos por "webinars" e que designa comercialmente por "UpSide Talks®". Estes conteúdos não podem nunca ser objeto de cópia, sob qualquer formato ou por qualquer meio, por qualquer participante, nem distribuída a qualquer outra pessoa ou entidade.
7. Licenças de software da marca Odessa - Conceptdraw (Diagram, MindMap e Project)
a) Todos os produtos da marca Odessa - Conceptdraw, representada e distribuída em Portugal pela UpSideUp, deverão ser pagos antecipadamente, no ato da encomenda.
b) As chaves de ativação (Activation Keys) são normalmente entregues até dois (2) dias úteis após confirmação do pagamento.
c) Face à sua volatilidade, as chaves de ativação não podem ser disponibilizadas pelo produtor do software sem que haja confirmação antecipada do pagamento.
d) A Tabela de Preços destas licenças (ConceptDraw Diagram, MindMap e Project) é, geralmente, publicada trimestralmente, podendo ser entregue a pedido dum cliente e sempre que tal se justifique.
e) Podem ser fornecidos Packs (ConceptDraw Diagram+Project, Diagram+MindMap ou Office v10, com os 3 produtos Diagram v17, MindMap v15 e Project v14) ou Multi-User Licenses (Packs de 5, 10, 20, 50 ou 100) e Multi-User Extra Licenses (quantidades variáveis a adicionar aos Packs em múltiplos de 1), com aplicação de níveis de desconto por volume e a determinar pela UpSideUp (consoante o histórico de cada cliente - prazos habituais de pagamento, cliente noutras áreas, etc.). As versões referidas são válidas em 2024, podendo mudar no futuro.
f) Existe licenciamento específico para o meio Académico (Educação) e para organizações de solidariedade social (vulgo em inglês: non-profit), estando o seu fornecimento sujeito à apresentação dos comprovativos exigidos pelo fabricante e indicados pela UpSideUp ao Cliente e à aprovação final por parte da Odessa - ConceptDraw. A UpSideUp tudo fará para prestar os esclarecimentos necessários à Odessa, para demonstrar a elegibilidade de cada entidade candidata a estas licenças com preços especiais.
g) Cada licença ConceptDraw pode ser instalada em 2 equipamentos em simultâneo (um Apple com MacOS e um PC com Windows).
h) As licenças ConceptDraw podem ser encomendados à UpSideUp por mail (se em quantidades significativas ou não constantes da loja online) ou através da loja online UpStore (em www.upsideup.store).
8. Soluções de Digital Signage / Corporate TV (entregues sob a marca UpSquare ou UpSideUp)
A UpSideUp concebe, produz e fornece soluções completas de sinalização, de informação ou de publicidade digital local (Digital Signage) ou de televisão corporativa (Corporate TV), através das marcas UpSquare®, UpSquare-Digital® e UpSideUp®.
Estas soluções podem incluir fornecimento de hardware e software e a sua instalação, serviços de desenvolvimento de conteúdos digitais e outros, serviços de suporte e manutenção aplicacional e dos conteúdos. Sempre que necessário poderão também ser efetuadas obras de adaptação, de acabamentos ou de melhoramento de espaços, bem como produzidos e fornecidos diversos tipos de suportes, à medida das necessidades, para colocação dos meios digitais. Pode ainda ser feita a comercialização de publicidade.
Todas as peças de hardware comercializadas pela UpSideUp (por exemplo: Ecrãs ou Televisões, Painéis de LED, Computadores, Routers, Cabos, etc.) estão sujeitas aos termos de Garantia dos respetivos fabricantes e a assistência técnica, em caso de qualquer avaria, deve ser solicitada diretamente, pelo Cliente ao Fabricante, podendo a UpSideUp apoiar na comunicação ou na resolução de problemas específicos, quando para tal tenha sido celebrado contrato entre o Cliente e a UpSideUp que preveja esse tipo de serviços.
A UpSideUp tem contratos de representação, de revenda ou de distribuição, diretos ou indiretos, exclusivos ou não, assim como contratos de prestação de serviços ou de parceria com diversas empresas para a generalidade dos produtos e serviços fornecidos nesta área de atividade.
Assim, em qualquer projeto é possível que os produtos sejam entregues ou instalados por parceiros UpSideUp, sendo essa informação previamente transmitida ao Cliente.
Relativamente aos conteúdos produzidos e a produzir para os nossos Clientes aplicam-se as condições expressas nos pontos 2. (vídeos) e 3. (imagens estáticas) desta Cláusula 8ª, exceto quando outras condições, mencionadas nos contratos celebrados com os nossos Clientes, se sobreponham ao que é referido nestes pontos 2. e 3. da Cláusula 8ª.
9. Palestras e Dramatizações
a) Este trabalho obedece a um processo explicado ao Cliente, sendo fundamental o respeito pelo mesmo para garantir o sucesso da sessão.
b) Este serviço deverá ser adjudicado com um mínimo de seis semanas de antecedência, ou com a antecedência indicada na proposta da UpSideUp.
c) O Cliente deverá informar a UpSideUp, com um mínimo de um mês de antecedência, sobre o tema e os objetivos específicos da Palestra ou da Dramatização.
d) Deverá ser facultada à UpSideUp, à data de adjudicação, ou em data a indicar pela UpSideUp, informação sobre os participantes, mensagens e informações a passar, bem como deve ser definido o estilo a incutir (muito sério, sério, motivacional, alerta, descontraído, interativo, algum humor, fortemente humorístico, etc.).
e) A Palestra ou a Dramatização podem ser feitos exclusivamente por colaborador, ou colaboradores, permanentes, eventuais ou parceiros da UpSideUp, ou conjuntamente entre colaborador(es) da UpSideUp e do Cliente. No caso da Palestra ou Dramatização contar com a participação em "palco" de colaboradores do Cliente, o Cliente e estes comprometem-se a participar nos ensaios determinados pela UpSideUp e a colaborar ativamente, na medida do necessário, conforme o Plano de Trabalho apresentado em fase de proposta e com o Cronograma, que seja definido pela UpSideUp após adjudicação do serviço.
f) Caso o serviço inclua o desenvolvimento de elementos visuais, antes ou durante a Palestra ou Dramatização, o Cliente deve informar a UpSideUp, até duas semanas antes da realização do serviço, sobre tudo o que seja obrigatório, proibitivo ou recomendado utilizar nos visuais a produzir, caso tenha algum tipo de limitações corporativas. Exemplos de alguns aspetos a ter em conta:
- Regras de branding (se existirem e se forem obrigatoriamente aplicáveis);
- Cor ou cores aproximadas;
- Imagens (se alguma referência em especial for merecedora de atenção);
- Figuras humanas (género, raça, referências religiosas ou outras, etc.);
- Símbolos (proibidos, não recomendados ou obrigatórios para ilustrar algum conceito);
- Quaisquer outros específicos do Cliente.
Não sendo prestada qualquer informação, a UpSideUp será livre de criar conforme o que lhe pareça mais adequado.
g) Salvo indicação em contrário por parte do Cliente, na fase de apresentação de orçamento e até à adjudicação, a UpSideUp reserva-se o direito de colocar, na base de todos os materiais visuais produzidos, a seguinte referência "Visuals by UpSideUp.pt 2021" (com indicação do ano corrente). Caso o Cliente pretenda os visuais sem referência à UpSideUp, o preço é acrescido do valor a indicar no orçamento. Excetuam-se visuais ou Templates cuja conceção seja propriedade UpSideUp e, nesses casos, os materiais terão sempre a indicação "© UpSideUp.pt".
Cláusula 9ª - Notas finais e direito de autor
Grande parte dos trabalhos desenvolvidos pela UpSideUp para os seus Clientes têm uma componente criativa, pelo que é importante, na fase de negociação, que o Cliente determine com clareza o fim ou fins para os quais pretende utilizar o que encomendar à UpSideUp. As propostas da UpSideUp e as respetivas cotações financeiras são produzidas em função de diversos fatores, entre os quais se consideram o esforço de desenvolvimento, a valorização da componente criativa e a utilização que irá ser dada aos trabalhos produzidos (ideias originais e produtos físicos ou digitais, por exemplo).
A UpSideUp pode utilizar, e utiliza regularmente, desde 2018, aplicações de Inteligência Artificial (IA), devidamente licenciadas, para a produção de conteúdos diversos, nomeadamente imagens, estruturas de textos ou conteúdos formativos, produção de materiais de apoio, entre outros. Todos os conteúdos produzidos desta forma pela UpSideUp são sempre elementos que serão desenvolvidos, personalizados ou melhorados pelos serviços da UpSideUp.
Quando estes materiais são, de alguma forma, disponibilizados aos seus clientes, parceiros ou outras entidades, devem ser sempre encarados como sendo propriedade intelectual da UpSideUp CCDTI, Lda, não podendo ser utilizados para fim diferente do original, nem copiados sem autorização escrita da UpSideUp.
1. Sobre a fase de esboço: Todos os esboços, desenhos, pinturas, fotografias, grafismos, infografias, vídeos, registos sonoros, estruturas para formação, ideias para vídeos, materiais de comunicação, eventos - incluindo relatórios de consultoria, estruturas para ações de team building, palestras ou dramatizações, ou quaisquer outros desenvolvidos pela UpSideUp e utilizados em fases de interação com o cliente - por exemplo para efeitos de aprovação de propostas - são propriedade exclusiva da UpSideUp e não podem ser utilizados pelo cliente para qualquer fim sem autorização escrita da UpSideUp.
2. Sobre a componente criativa:
a) todos os serviços ou produtos desenvolvidos a pedido do Cliente e que contenham uma componente criativa são propriedade exclusiva da UpSideUp até à integral liquidação das faturas correspondentes à prestação desse serviço ou execução desse produto;
b) todos os serviços ou produtos desenvolvidos pela UpSideUp para os seus Clientes são, após boa liquidação das faturas respetivas, copropriedade da UpSideUp e do seu Cliente e, desde que não sujeitos a acordo de confidencialidade, podem ser divulgados publicamente pela UpSideUp, por qualquer meio, físico ou digital, para promoção dos seus serviços junto de outros clientes ou de potenciais clientes;
c) cada Cliente pode divulgar e promover os trabalhos que a UpSideUp tenha desenvolvido a seu pedido, desde que seja sempre atribuída explicitamente a autoria: "UpSideUp.pt 2024" (indicar o ano respetivo);
d) transmissões em direto ou gravações em vídeo dos colaboradores UpSideUp em ação (formação, palestras, facilitação, graphic recording, dinâmicas diversas, etc.) não poderão ser disponibilizadas nem transmitidas em qualquer plataforma aberta (como Youtube, Vimeo ou outras) sem autorização expressa da UpSideUp e essa aprovação está dependente da entrega antecipada desses conteúdos à UpSideUp para revisão e aprovação.
3. Sobre propostas não adjudicadas: Sempre que a UpSideUp desenvolva ideias para serviços, palestras, dramatizações ou eventos de qualquer natureza - incluindo ações de team building, ou produtos físicos ou digitais e que os apresente como proposta a qualquer Cliente, essas mesmas ideias para serviços ou produtos nunca poderão ser utilizados nem adaptados pelo Cliente, caso não contrate os serviços da UpSideUp para os executar, sob pena de ter que os liquidar na totalidade à UpSideUp.
4. Sobre propostas adjudicadas: Sempre que a UpSideUp desenvolva ideias para serviços, idealize eventos de qualquer natureza - incluindo ações de team building, crie símbolos, logótipos, personagens, caricaturas ou mascotes, crie imagens originais em vídeo ou em produtos estáticos, ou quaisquer outros produtos físicos ou digitais e que o Cliente adjudique a sua produção ou execução, o Cliente apenas poderá utilizar o resultado entregue para o fim que tenha previamente sido definido e negociado devendo, no caso de os querer utilizar ou adaptar para quaisquer outros fins, solicitar autorização por escrito à UpSideUp, que poderá:
a) autorizar por escrito a sua utilização, para o fim que o cliente indique, ou não, ou;
b) apresentar ao Cliente proposta para esse efeito ou para desenvolver a ou as adaptações que considere adequadas ao fim indicado pelo cliente.
FIM